Se você está querendo saber como cadastrar sua farmácia, fazer consultas, saber telefones e consultar as perguntas frequentes e manuais do Portal da Drogaria, chegou no lugar...
Se você está querendo saber como cadastrar sua farmácia, fazer consultas, saber telefones e consultar as perguntas frequentes e manuais do Portal da Drogaria, chegou no lugar certo!
Atrair novos públicos e fidelizar quem já é cliente é muito fácil quando farmácias e drogarias oferecem descontos em medicamentos.
Por isso, o Portal da Drogaria é tão utilizado por estabelecimento farmacêuticos, já que ele trabalha com a gestão e infraestrutura de diversos convênios e programas de descontos.
Hoje, te explicamos como cadastrar a sua farmácia no Portal da Drogaria para otimizar a rotina da sua farmácia, oferecer descontos e vender mais.
Mas, antes, baixe a lista atualizada de medicamentos que fazem parte dos Programas de Benefícios em Medicamentos (PBM).
Preencha o formulário abaixo e receba essa lista no seu e-mail antes de terminar de ler este artigo!
new RDStationForms(‘medicamentos-pbm-e7d49972a5edd932d77d’, ‘UA-120892194-1’).createForm();O Portal da Drogaria é a maior plataforma de gestão e fornecimento de infraestrutura para diversos Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs). Responsável por efetivar transações comerciais, ele ainda ajuda farmácias e drogaria a manterem um relacionamento mais assertivo com seus clientes, aumentando as taxas de fidelização desses negócios.
Ele foi criado em 2006 para integrar farmácias e convênios nos programas de apoio ao consumidor, visando:
O sistema do Portal da Drogaria foi formulado pela SevenPDV que tem sede em São Paulo — SP e faz parte do Grupo Interplayers, que reúne diversas empresas que ofertam soluções para a integração de sistemas no mercado farmacêutico brasileiro.
Para isso, ele faz a integração de vários Programas de Benefícios em Medicamentos com o TRN Centre, mas explicamos isso mais adiante.
Exemplo de outra solução apresentada pelo Grupo é o Pharmalink, que facilita a comunicação e negociação entre farmácias, distribuidoras e indústrias farmacêuticas.
O Portal da drogaria funciona como uma espécie de banco de dados, dispondo de informações relacionadas a descontos em produtos e permitindo o cadastro e acesso gratuito às farmácias e drogarias.
Se você já se perguntou pra que serve o portal da drogaria, saiba que ele é um meio bastante eficiente para otimizar o dilema do desconto.
Isso porque ele atende uma série de Programas de Benefícios em Medicamentos e convênios de saúde.
A facilidade que ele promove aos estabelecimentos farmacêuticos está em encontrar ágil e eficientemente o PBM ao qual o medicamento está vinculado.
Assim, não é mais necessário fazer uma busca manual do produto, mas apenas bipar seu código de barras para saber qual desconto será ofertado aos seus clientes, e a partir de qual programa.
Assim como outras ferramentas de automação de processos, o Portal da Drogaria busca a eficiência e impactos positivos na experiência de compra e bem-estar dos consumidores no seu estabelecimento.
Com ele, a venda de medicamentos com desconto é uma aposta assertiva que, quando bem planejada, gera benefícios múltiplos: tanto para os clientes quanto para a farmácia.
Para começar a usar o sistema, basta cadastrar sua farmácia no próprio portal.
Veja como realizar o cadastro no Portal da Drogaria no nosso próximo tópico.
Mas, antes, é importante saber também que existem outras autorizadores de PBMs bastante conhecidos no mercado.
Alguns mais voltados ao público-geral e outros ao setor corporativo. Por isso, é muito importante que você entenda seu público antes de ofertar o programa na sua farmácia.
Para conhecer outros autorizadores de PBM, consulte os links abaixo:
O credenciamento de farmácias é realizado na página oficial do portal.
Para acessá-la, clique neste link https://www.portaldadrogaria.com.br/11v1, que é a versão mais atualizada do sistema desde junho de 2021.
Para saber se você acessou o site oficial, clique no cadeado que aparece antes do endereço do Portal da Drogaria na caixa de endereço do seu navegador.
As informações devem aparecer com um certificado válido e “ligação segura” como na imagem abaixo:
Para saber como cadastrar a sua farmácia ou drogaria no PBM siga o manual abaixo!
Os dados que você vai precisar para realizar o cadastro são:
Se você não estiver acostumado com senhas difíceis, pode salvá-la em um gerenciador de senhas.
Atualmente, existem extensões para navegadores que guardam as senhas dos usuários. O próprio Google já oferece esse serviço com o Passwords.
É muito importante preencher os dados anteriores corretamente.
Isso porque são essas informações que darão acesso ao seu perfil do Portal da Drogaria.
Caso ocorra algum problema, torna-se difícil fazer a recuperação de uma conta caso você insira dados incorretos e não se lembre disso depois.
Com os passos acima cumpridos, faça a validação de e-mail e leia cuidadosamente as condições do Termo de Serviço.
Em seguida, clique em “Enviar ficha de inscrição” e pronto! Cadastro enviado com sucesso.
Após o envio, a equipe do portal analisará a sua documentação e validará ou não o credenciamento de sua farmácia na plataforma.
Esse processo pode levar até 10 dias!
Caso não seja aprovado, seu cadastro será automaticamente excluído.
Se isso acontecer, será necessário realizar um novo credenciamento.
Entrar em contato é muito simples!
Você pode sanar suas dúvidas e solicitar suporte técnico através do e-mail de suporte: [email protected]
Também é possível falar com o Portal da Drogaria pelo telefone (11) 3321-9433.
Se você está buscando pelo telefone 0800 do Portal da Drogaria, saiba que ele não existe.
Só é possível contactá-los através das opções acima.
Agora você já entendeu pra que serve o Portal da Drogaria.
Vejamos então as vantagens de contar com esse autorizador de PBMs a sua rotina diária na farmácia!
É possível potencializar e tornar mais práticas as vendas de medicamentos com desconto pelo Portal da Drogaria.
Isso porque ele concentra as informações e favorece a busca que o atendente precisa para concluir esse processo.
Além disso, a agilidade no atendimento é benéfica ambos os lados.
Seus balconistas conseguem uma vantagem de tempo para concluir outras atividades na farmácia.
Já os clientes, que na maioria das vezes estão com pressa, ganham agilidade no atendimento e não precisam esperar muito tempo em filas.
Muitas vezes, a ausência de uma ferramenta como essa pode fazer o estabelecimento perder uma venda e até mesmo um futuro cliente.
Isso porque o tempo de espera para verificar cada programa até encontrar aquele qual o medicamento está incluído pode ser o suficiente para que ele desista da sua farmácia.
Como já informamos antes, com o Portal da Drogaria, basta você bipar o código de barras do produto ou medicamento que o Portal já informa a qual programa ele está vinculado (se estiver).
Essa agilidade é fundamental para que você não faça seu cliente buscar uma farmácia ou drogaria com atendentes mais rápidos.
É isso mesmo: os clientes não sabem como funcionam os PBMs e tendem a pensar que seus atendentes e balconistas são lentos.
Pela falta de uma ferramenta simples, você pode estar entregando seus clientes “de mão beijada” aos seus concorrentes.
Numa situação comum, ao consultar se um medicamento está com desconto, o atendente precisa buscar pelo programa e, dentro dele, consultar o medicamento.
Isso demanda muito tempo e prejudica o atendimento.
Com o Portal da Drogaria, essa consulta pode ser feita rapidamente, com um leitor de código de barras ou digitando o nome do medicamento.
Isso gera uma verificação automática do produto que mostra se ele está, ou não, em algum programa de desconto.
Pensando em uma rotina com diversos atendimentos, essas pequenas soluções fazem toda a diferença!
Os Programas de Benefício em Medicamentos cadastrados no Portal da Drogaria oferecem descontos em mais de 1.500 produtos e medicamentos de diferentes marcas.
Sendo assim, drogarias credenciadas em PBMs podem oferecer descontos diferenciados para seus clientes, podendo cobrir cerca de 80% de todos os programas oferecidos pelas indústrias do setor.
Trabalhar com os programas que o Portal Drogaria atende é bem simples, ainda mais com a facilidade de acessar todas as informações necessárias.
Ao precisar consultar qualquer informação ou dúvida sobre o PBM, o atendente pode verificar rapidamente aquilo que ele precisa saber.
Veja exemplos das consultas disponíveis:
Alguns convênios e programas lançam campanhas de desconto que são concedidas aos clientes por meio de códigos numéricos e cupons.
Na maioria das vezes, para aplicar o desconto na venda basta verificar a prescrição médica, credenciar o cliente no programa (caso ele ainda não possua cadastro) e, então, cadastrar o código ou cupom no Portal da Drogaria.
Essa é uma atitude simples que gera benefício para os consumidores e para a farmácia que, certamente, após o bom atendimento e condição na compra, conseguirá fidelizar um novo cliente.
Além disso, alcançando o desconto na sua farmácia, dificilmente o cliente irá buscar por melhores preços em outros locais. Ou seja: você estará à frente da concorrência e em primeiro lugar na preferência.
O Portal Drogaria permite que o cliente seja cadastrado na hora.
Isso agiliza o atendimento e não requer muita complicação para inseri-lo nos benefícios, já que o operador não precisa ligar para nenhum 0800, ou outros telefones, nem entrar em sites para realizar consultas.
Tampouco é necessário solicitar que o cliente retorne à farmácia mais tarde para que seu cadastro tenha tempo para ficar pronto ou ser aprovado.
Tudo acontece em questão de instantes.
Com a adesão instantânea, ao finalizar o cadastro o cliente já tem acesso aos programas.
Essa solução é um diferencial, pois acaba aumentando a fidelização dos clientes — fator que toda farmácia ou drogaria deve buscar.
Veja então como cadastrar um cliente no Portal da Drogaria:
Assim com é simples realizar um cadastro ou uma venda, também é fácil cancelar processos no Portal da Drogaria.
Mas este e mais manuais você pode conferir no tópico “Manuais do Portal da Drogaria” e PERGUNTAS FREQUENTES mais abaixo!
Agora você já sabe quase tudo o que precisa sobre o Portal da Drogaria.
Então, que tal conhecer, agora, os programas atendidos por esse autorizador de PBM? Confira-os abaixo:
Central de Atendimento: 0800-777-8432
Fale conosco da Aché: https://cuidadospelavida.com.br/fale-conosco
Lista dos Produtos participantes do programa
Central de Atendimento da Alcon: 0800-707-7908
e-mail: [email protected]
Informações sobre os benéficos
Central de atendimento da Allergan: 0800-204-2020
Informações e cadastro no Programa
SAC da Amgen: 0800-264-2273
Central de Atendimento da Biolab: 0800-770-9096
SAC da Biolab: 0800-724-6522
Fale Conosco da Biomm: 0800-057-2467
SAC da Biomm: 0800-057-2466
Sac da Boehringer: 0800-701-6633
SAC da Cristalia: 0800-701-1918
Atendimento EMS: 0800-941-8585
Telefone da Exeltis: 0800-607-5556
E-mail: [email protected]
SAC da FQM: 0800-025-0110
E-mail: [email protected]
Para dúvidas sobre o Mantecorp Saúde: 0800-011-7788
Para dúvidas sobre os produtos: 0800-979-9900
Lilly SAC: 0800-701-0444
SAC Lupin: (32) 2101-4000
E-mail: [email protected] ou [email protected]
Atendimento Vale Mais Saúde: 0800-707-1080
Telefone Mais Pfizer: 0800-012-6644
Fale Conosco Pampers: 0800-701-5515
Suporte Oral B: 0800-011-5051
Telefone da Takeda Brasil: 0800-771-0345
Contato TheraSkin: 0800-019-6660
SAC Longevidade: 0800-333-1234
E-mail: [email protected] (sat com “T”)
E-mail: [email protected]
Telefone Se Cuida: 0800-722-5115
Telefone Zydus: 0800-282-9911
Os programas abaixo faziam parte deste autorizador de PBMs, mas desde a última atualização, não constam mais na listagem oficial do Portal da Drogaria:
Apresentamos, abaixo, a lista de produtos atendidos pelo Portal da Drogaria.
Ao lado dos produtos, entre parêntesis, aparece o laboratório responsável:
Se ainda existe alguma informação muito relevante que você precise saber sobre o Portal da Drogaria, atualizaremos este artigo.
Por enquanto, você pode consultar todos os manuais e treinamentos oferecidos pelo próprio portal.
Encontrá-los pode ser difícil se você não está habituado ao termo e acaba pesquisando por “porta da drogaria” ou “portal da droga” que são buscas comuns no Google.
Por isso, separamos abaixo todos os manuais e treinamentos disponíveis.
Salientamos novamente que todos esses materiais foram produzidos pela SevenPDV. O que fazemos aqui é apenas facilitar seu acesso aos manuais de instalações, configurações e treinamentos do Portal.
Nesta seção de perguntas , apresentamos as principais questões referentes ao Portal da Drogaria e TRNCenter.
Ressaltamos que todas essas soluções foram retiradas do FAQ do Portal da Drogaria da SevenPDV. Confira-as!
Acesse a aba “Apoio ao Negócio”. Na tela exibida (“Vendas e Reposições”) é possível:
a) Consultar status de reposição via Distribuidor
Consulte reposições via Distribuidor no bloco de “Andamento de Pedidos”, para tanto, basta clicar sobre os pedidos disponibilizados na tela de acordo com período desejado (7 últimos dias, de 8 a 14 dias ou Demais atendimentos). Obtenha mais informações com o treinamento “Andamento de Pedidos”, no menu “Ajuda”, aba “Treinamentos”.
Também é possível consulta-las via “Pesquisar/ Cancelar Transações”, preenchido os campos Administradora e o NSU.
b) Aceitar pedido da indústria
Verifique nos “Avisos” ou no bloco “Formação de pedidos”, se há algum pedido com status “A aceitar”. Basta clicar nos botões da coluna Ação, localizados ao lado direito.
Consulte Pedidos Aceitos através da função “Pesquisar Pedidos Aceitos”. Obtenha mais informações com o treinamento “Formando Pedidos”, no menu “Ajuda”, aba “Treinamentos”.
c) Saber se a Nota Fiscal é reposição de Programa
Consultar Notas Fiscais de Reposição através da função “Pesquisar notas Fiscais de Reposição”.
Caso ainda assim, exista dúvida ou divergência em algum pedido, na própria tela de consulta, clique em “Dúvidas”, para alguns tipos de dúvidas que exigem maiores detalhes é possível encaminhá-las para nosso atendimento, siga as orientações da tela.
d) Reposições não localizadas
Envie os cupons da venda (Cupom Fiscal e Vinculado) para [email protected], explicando a situação. Caso não possua os cupons, solicite a 2ª via à empresa que desenvolveu sua automação comercial.
e) Local de entrega da reposição
Para verificar se suas reposições estão centralizadas em uma unidade ou na própria loja, acesse “Cadastro” e depois “Gerenciar Filiais” e visualize o “CNPJ ENTREGA”.
Para alterá-lo, consulte um pedido no bloco “Andamento de Pedidos” (conforme orientações acima), clique em “Produtos” e em “Dúvidas”, selecione a dúvida “04 – Quero alterar o local de entrega do pedido” e encaminhe sua dúvida, informando em qual CNPJ deve ser realizada a entrega da reposição de sua loja.
Obs.: Após a troca de senha, é necessário aguardar em torno de 24 horas para acessar a aba “Cadastro” > “Gerenciar Filiais”. Obs.: Para acesso pelo navegador Internet Explorer, orientamos ativar o modo de compatibilidade do navegador.
Acesse a aba “Apoio ao Negócio”. Na tela exibida, clique em “Selecionar Distribuidores”. Selecione os distribuidores de acordo com sua preferencia e clique em “Salvar”.Dica: obtenha mais informações no treinamento “Selecionar Distribuidores”. Para assisti-lo, basta clicar em “Ajuda” e na opção “Treinamentos”.
Obtenha seu número de protocolo no Portal da Drogaria, na aba “Usuários e Lojas” > “Gerenciar Filiais”.Com o número de protocolo em mãos:Novartis e Torrent o processo é automático, assim que o protocolo é gerado, já pode realizar vendas.
Os demais laboratórios entre em contato para solicitar o credenciamento.
OBS.: APENAS TRANSAÇÕES CONFIRMADAS GERAM PEDIDOS DE REPOSIÇÃO
a) Como realizar transações:
Acesse a aba “Apoio ao consumidor”.
Importante: caso seja o primeiro acesso à aba utilizando seu usuário, será solicitado que você aceite as orientações de atendimento ao consumidor clicando no botão “Aceitar”.
Na tela seguinte, pesquise e selecione o produto que o consumidor deseja. Após selecionar o produto, você deverá identificar o consumidor pelo CPF ou Cartão. Para incluir mais produtos do mesmo Programa na consulta/pré-autorização, repita o processo. Ao terminar a inclusão de produtos, clique em “Finalizar” e anote o número da transação para que o consumidor conclua a compra no caixa, para isto consulte sua Automação Comercial.
Dica: obtenha mais informações no treinamento “Atendimento Balcão-Por Produto”. Para assisti-lo, basta clicar na opção “Treinamentos” desta tela.
b) Como saber se um produto faz parte do Programa?
Para saber se um produto faz parte do Programa, acesse a página Inicial e utilize o campo: “Pesquise aqui se o produto faz parte de algum Programa de Apoio ao Tratamento”, que retornará a informação se o produto faz parte ou não do Programa.
Obs.: Para obter a lista de medicamentos e as politicas de reposição de cada Indústria, entre em contato com a indústria desejada.
c) Recuperar pré-autorização realizada anteriormente:
Acesse a aba “Apoio ao Consumidor” > “Consulta Prescrição”. Selecionar a empresa da prescrição no campo “Emissor” e preencher com o “Código da Prescrição”, clicar no botão “Pesquisar”, para obter a indicação do médico.
Dica: obtenha mais informações no treinamento “Atendimento Balcão-Consulta Prescrição”. Para assisti-lo, bata clicar em “Ajuda” e na opção “Treinamentos”.
d) Prescrição eletrônica:
Acesse a aba “Apoio ao Consumidor” > “Consulta Prescrição”. Selecionar a empresa da prescrição no campo “Emissor” e ffcher com o “Código da Prescrição”, clicar no botão “Pesquisar”, para obter a indicação do médico.
Dica: obtenha mais informações no treinamento “Atendimento Balcão-Consulta Prescrição”. Para assisti-lo, bata clicar em “Ajuda” e na opção “Treinamentos”.
e) Status de transações:
Acesse a aba “Apoio ao negócio”. Na tela exibida, utilize a função “Pesquisar / Cancelar Transações” para localizar a transação em questão, informando a Administradora do programa, o NSU da transação e clicando em “Buscar”.
Depois de localizada a transação, é possível visualizar seus detalhes, bem como efetuar o tratamento de transações pendentes e o cancelamento de transações confirmadas há até 7 dias.
Dica: obtenha mais informações no treinamento “Tratando Transações”. Para assisti-lo, basta clicar na opção “Treinamentos” desta mesma tela.
f) Transação Pendente:
Uma transação fica pendente por não ter sido confirmada após a impressão do Cupom Fiscal e do Comprovante de Beneficio. As causas mais frequentes são:
– Falha de comunicação entre a impressora fiscal, o sistema de Automação Comercial do PDV e a Central de processamento. Neste caso, deve-se confirmar a transação.
– Desistência da compra pelo consumidor, porém sem envio de mensagem de anulação (ou desfazimento) da transação para a Central de processamento. Neste caso, deve-se cancelar a transação.
Importante: acesse sempre a aba “Apoio ao negócio” e verifique no bloco de “Avisos” se há mensagem indicando a existência de transações pendentes. Caso haja, basta clicar sobre a mensagem para efetuar o tratamento desta transação. Caso muitas transações fiquem pendentes e/ou isto ocorra com frequência, recomenda-se a intervenção do técnico responsável pelo sistema de Automação Comercial do PDV para identificar e resolver o problema, evitando futuras ocorrências.
Dica: Obtenha mais informações no treinamento “Avisos de Apoio ao Negócio”. Para assisti-lo, basta clicar na opção “Treinamentos” desta mesma tela.
g) Cancelar transações:
Acesse a aba “Apoio ao Negócio”. Na tela exibida, utilize a função “Pesquisar / Cancelar Transações” para localizar a transação em questão, informando a Administradora do Programa, o NSU da transação e clicando em “Buscar”. Após localizar a transação, basta seleciona-la e clicar em “Cancelar”.
Importante: Somente é possível realizar este processo para transações confirmadas há até 7 dias.
Dica: obtenha mais informações no treinamento “Tratando Transações”. Para assisti-lo, basta clicar em “Ajuda” e na opção “Treinamentos”.
h) Transações não localizadas:
Envie os cupons da venda (Cupom Fiscal e Vinculado) para [email protected], explicando a situação. Caso não possua os cupons, solicite a 2ª via à empresa que desenvolveu seu sistema de automação comercial.
i) Transações Aché não localizadas:
Entre em contato com o Programa.
Obs.: Cancelamento de transações Aché deve ser realizado pelo mesmo sistema onde são realizadas as transações.
a) Adicionar:Clique em “Cadastro” e selecione a opção “Adicionar usuário”. Caso seu usuário não permita a criação de outros usuários a funcionalidade não será habilitada.
b) Bloquear ou Desbloquear/Ativar:
Clique em “Cadastro” e selecione a opção “Gerenciar usuários”. Na tela exibida, localize o usuário que deseja realizar a ação e clique em “Editar usuário”. Caso seu usuário não permita a edição de outros usuários a funcionalidade não será habilitada.
c) Alterar Senha:
Clique em “Cadastro” e selecione a opção “Meus dados”. Na tela exibida, informe sua nova senha no campo “Nova senha”, confirme sua senha no campo ao lado e clique em “Salvar dados”.
Dica: obtenha mais informações no treinamento “Gerenciando usuários”. Para assisti-lo, basta clicar em “Ajuda” e na opção “Treinamentos”.
Clique em “Cadastro” e selecione a opção “Gerenciar Filiais”. Caso ainda seja necessário realizar alguma ação para sua conclusão, o campo apresentará a orientação adequada. Ao concluir seu cadastro, será apresentada uma mensagem.Para alterar dados básicos do estabelecimento, acesse a aba “Cadastro” > “Gerenciar Filiais” > “Cadastro”.Obs.: Após a troca de senha, é necessário aguardar em torno de 24 horas para acessar a aba “Cadastro” > “Gerenciar Filiais”. Obs.: Para acesso pelo navegador Internet Explorer, orientamos a ativar o modo de compatibilidade do navegador.
Você também pode se interessar por:Sistema para Farmácia: Qual o Melhor Software para Farmácias?
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!