Nossas soluções Quem somos

Conhecimento farmacêutico

Dados estratégicos para farmácias

Datas Especiais para Farmácias

Delivery de farmácia

Estratégia de vendas para farmácias

Estratégias de Vendas para Lojas de Cosméticos

Gestão e Estratégia para Farmácias

Inteligência Artificial para farmácias

Legislação Farmacêutica

Lista de medicamentos

Marketing e Vendas para Farmácias

Marketing e Vendas para Pet Shops

Marketing para Indústria Farmacêutica

Notícias

PBM

Sazonalidade farmacêutica

Tudo Sobre Farmácia e Drogaria

Vendas no E-commerce

Vendas no marketplace

    • Conhecimento farmacêutico
    • Dados estratégicos para farmácias
    • Datas Especiais para Farmácias
    • Delivery de farmácia
    • Estratégia de vendas para farmácias
    • Estratégias de Vendas para Lojas de Cosméticos
    • Gestão e Estratégia para Farmácias
    • Inteligência Artificial para farmácias
    • Legislação Farmacêutica
    • Lista de medicamentos
    • Marketing e Vendas para Farmácias
    • Marketing e Vendas para Pet Shops
    • Marketing para Indústria Farmacêutica
    • Notícias
    • PBM
    • Sazonalidade farmacêutica
    • Tudo Sobre Farmácia e Drogaria
    • Vendas no E-commerce
    • Vendas no marketplace
    Nossas soluções Quem somos
  • Datas Especiais para Farmácias
  • Veja como transformar o Outubro Rosa no momento ideal para...
Datas Especiais para Farmácias Marketing e Vendas para Farmácias Sazonalidade farmacêutica Tudo Sobre Farmácia e Drogaria #ações outubro rosa

Veja como transformar o Outubro Rosa no momento ideal para atrair e fidelizar clientes na farmácia

Quando o mundo inteiro se mobiliza em adesão ao Outubro Rosa, as farmácias e drogarias, enquanto instituições de saúde, não podem ficar isentas. Porém, mais do que...

  • Imagem do usuário
    Por: Farmácias digitais
  • 30 nov 2022
  • 9 mins de leitura
outubro rosa capa

Quando o mundo inteiro se mobiliza em adesão ao Outubro Rosa, as farmácias e drogarias, enquanto instituições de saúde, não podem ficar isentas.

Porém, mais do que uma obrigação ética ou moral, a ocasião é uma boa oportunidade para promover seu estabelecimento e aproximar-se da clientela.  

Assim, ao mesmo tempo em que você presta um serviço importante à comunidade, pode fortalecer sua marca e até mesmo aumentar os lucros!

O câncer de mama representa 24,5% dos novos casos de neoplasia em mulheres.

No Brasil, é também a maior causa de óbito por câncer entre elas.

É nesse contexto que se torna fundamental a intervenção de profissionais como os farmacêuticos(as), que têm contato frequente com pacientes e mulheres em geral.

Para saber como fazer isso e beneficiar-se da atitude para além da consciência limpa por cumprir um compromisso moral, confira o artigo a seguir!

imagem com link para baixar o guia de marketing para pequenas e médias farmácias

Sumário

Toggle
  • Contextualizando o Outubro Rosa
  • Por que aderir ao Outubro Rosa na farmácia?
    • Utilizando o calendário sazonal
  • Ideias para Outubro Rosa na farmácia
    • 1. Use os símbolos da campanha
    • 2. Compartilhe materiais informativos
    • 3. Promova eventos significativos
    • 4. Ofereça serviços relacionados
  • Conclusão: incluindo o Outubro Rosa em seu calendário sazonal

Contextualizando o Outubro Rosa

A primeira grande campanha a atribuir uma cor a um mês do ano foi o Outubro Rosa, que se refere ao câncer de mama.

O movimento nasceu com a criação de um dos maiores símbolos da campanha, o laço cor de rosa, pela Fundação Susan G. Komen, em 1991.

Na ocasião, essa instituição que é hoje a maior do mundo pelo câncer de mama, distribuiu o laço entre participantes da 1ª Corrida pela Cura.

De Nova Iorque (local da corrida) a ideia se espalhou ao longo da década seguinte, até se tornar o movimento global que é hoje.

Seu ponto central é conscientizar e promover ações de prevenção e suporte a mulheres de todo o mundo em relação à doença.

Há vários tipos de câncer de mama, embora o mais comum seja o carcinoma ductal infiltrante, que corresponde a algo entre 80% a 90% deles.

E embora represente uma parcela muito pequena dos casos (cerca de 1%), homens também podem desenvolver a doença!

Dado o seu alto índice de mortalidade — e o fato de que muitos óbitos podem ser evitados com o autocuidado — compreende-se a importância do movimento.

Veja agora como e por que sua farmácia pode fazer parte disso!

   

Por que aderir ao Outubro Rosa na farmácia?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis.

O número dá uma boa medida da importância da informação e da promoção da saúde feita por profissionais responsáveis.

Considerando-se as farmácias e drogarias nesse contexto, ações promocionais envolvendo o tema podem beneficiar tanto o seu público quanto os seus negócios.

Farmacêuticos(as) têm um papel central na assistência e atenção farmacêutica, podendo orientar a população quanto aos cuidados e tratamentos relativos à doença. 

Assim, o envolvimento na campanha pode gerar a empatia do seu público, servindo como uma forma de atrair, aproximar e até mesmo fidelizar clientes.

É também uma estratégia capaz de diferenciar seu estabelecimento em meio à concorrência, uma vez que muitas farmácias ainda não promovem ações ligadas à ocasião.

Isso tudo sem contar os benefícios de se explorar a sazonalidade como uma estratégia de marketing, conforme detalharemos a seguir.

 

Utilizando o calendário sazonal

Basicamente, seguir um calendário sazonal significa explorar comercialmente algumas datas comemorativas ao longo do ano que possuem um apelo considerável junto à população.

Assim, pode-se planejar ações para datas propriamente comerciais (Dia das Mães, por exemplo), mas também para eventos que possibilitem promover seus produtos e serviços, como o Início do Outono.

A estratégia tem um grande potencial para aumentar as vendas, estimulando as compras e permitindo combinar produtos em kits específicos para cada ocasião.

Mas além disso, explorar o calendário diz respeito ao posicionamento da marca, e sobretudo, enriquece a experiência que o seu cliente tem com ela.

Escolher o momento certo de se posicionar como referência no cuidado à saúde agrega valor à sua marca e estreita os laços com o público.

Portanto, planejar ações promocionais com base no calendário sazonal é uma estratégia inteligente e eficaz para se destacar e aumentar suas vendas!

Preencha o formulário a seguir para baixar gratuitamente nosso calendário editorial para farmácias e planeje-se da maneira certa! 

new RDStationForms(‘calendario-de-datas-especiais-para-farmacias-pequeno-2ae496575f45766b6290’, ‘UA-120892194-1’).createForm();  

Ideias para Outubro Rosa na farmácia

Conhecer os símbolos e ações habituais do Outubro Rosa, bem como informações precisas sobre o câncer de mama, são os primeiros passos para o sucesso.

Quanto maior o engajamento e aprofundamento em temas relativos à campanha, mais possibilidades de ações você terá, além de maior autoridade em seu posicionamento.

Diante disso, vale observar que, desde 2010, o INCA participa do Outubro Rosa promovendo apresentações, debates e eventos técnicos sobre o câncer de mama.

Um farmacêutico(a) com um bom conhecimento das causas, fatores de risco, sintomas e tratamentos da doença pode ser um diferencial importante em suas estratégias!

A seguir, você confere 4 dicas de como aderir à campanha de maneiras que possam beneficiar tanto seus negócios quanto seu público!

Como você poderá observar, é perfeitamente possível aplicar simultaneamente mais que uma dica, ou mesmo todas — o que fortalece ainda mais cada uma delas!

 

1. Use os símbolos da campanha

O laço cor de rosa é o símbolo máximo da campanha, podendo ser um acessório utilizado por sua equipe ou mesmo distribuído entre os clientes.

Dentro das possibilidades, é interessante pensar também no uso da iluminação colorida, outro recurso que se tornou comum em referência ao Outubro Rosa.

De toda forma, trata-se de trabalhar no visual de sua loja desde a fachada até a decoração interna, envolvendo todo o ambiente na campanha.

E nesse sentido, vale aplicar algumas noções de layoutização para atrair a atenção do cliente com as peças publicitárias ou decorativas certas nos lugares certos.

Além, claro, de incluir o símbolo e a cor da campanha nos próprios materiais de propaganda da farmácia! 

 

2. Compartilhe materiais informativos

Todo material de divulgação da farmácia, seja ele impresso ou digital, pode incluir informações relevantes sobre o câncer de mama ou sobre o Outubro Rosa.

Nas redes sociais, inclusive, o tema pode render uma série de publicações abordando, cada uma, um aspecto diferente, como fatores de risco, exames e sintomas.

De todo modo, é sempre um diferencial apresentar materiais próprios e exclusivos, sendo indispensável, nesse caso, atentar-se para a confiabilidade das fontes utilizadas.

Ainda com esse mesmo cuidado em relação às fontes, também é possível encontrar diversos materiais visuais e informativos gratuitos na internet! 

O próprio INCA, como órgão oficial e maior autoridade no assunto no país, disponibiliza uma grande quantidade de peças, entre panfletos, cartazes, cartilhas e infográficos.

Inclusive, é interessante trabalhar com materiais em diferentes formatos e abordagens do tema, para atingir um público mais amplo e demonstrar seu domínio do assunto.

 

3. Promova eventos significativos

Há uma variedade relativamente grande de eventos que podem ser realizados para engajar a comunidade na campanha e, consequentemente, aproximá-la de sua marca.

Eles variam em dimensões e podem funcionar melhor ou pior conforme sua localização, portanto o primeiro passo deve ser compreender bem o seu público-alvo.

Em cidades pequenas ou em bairros há mais chances de conseguir engajar a população em eventos públicos maiores, extrapolando o ambiente de sua própria loja.

Por exemplo, é possível reunir um bom público para uma caminhada, ou uma tarde de apresentações culturais — tudo voltado para a conscientização sobre o tema.

Campanhas com uma finalidade social também podem gerar ótimo engajamento, como apoio a instituições que acolhem vítimas do câncer de mama ou desenvolvem tratamentos.

Mas também é possível pensar em ações menores e mais pontuais, como parcerias com profissionais da área que ofereçam palestras ou exames de toque.

Isso pode ser transformado em uma data especial em sua farmácia, por exemplo, o Dia Rosa, mas também depende do espaço que você tem disponível.

 

4. Ofereça serviços relacionados

Uma alternativa é oferecer serviços direcionados ao público feminino, promovendo sua saúde e monitorando qualquer sinal fora da normalidade.

Nesse sentido, você pode prestar os exames mais cotidianos da farmácia como medição de glicemia e massa corporal ou aferição de pressão.

Mas sobretudo, é bom preparar sua equipe para orientar as mulheres quanto a hábitos saudáveis como cessação tabágica ou prática de exercícios físicos.

Além disso, é bom que a equipe esteja preparada também para orientações mais específicas, incluindo informações sobre causas e sintomas do câncer de mama.

Também é interessante apresentar instruções para a realização do autoexame, especialmente se a farmácia puder contar com um espaço mais reservado para isso.

E ainda, disponibilize informações sobre locais próximos que prestam atendimento e realizam exames como a mamografia.

   

Conclusão: incluindo o Outubro Rosa em seu calendário sazonal

Conhecendo a importância do Outubro Rosa para a promoção da saúde, e mesmo para salvar vidas, justifica-se qualquer ação em farmácia de adesão à campanha.

Vale destacar os benefícios que essa decisão pode trazer para os seus negócios em termos de aproximação com o público e potencial de vendas.

Portanto, inclua o Outubro Rosa em seu calendário sazonal e aproveite essas e outras datas especiais para criar identificação e familiaridade com seu público.

O calendário sazonal é uma importante estratégia de marketing, capaz de dar um bom destaque ao seu negócio, independentemente do porte de sua empresa.

Para conhecer outras estratégias de marketing eficientes e especialmente pensadas por quem entende para as pequenas e médias empresas, conheça o nosso Guia de Marketing!

Clique na imagem a seguir e baixe gratuitamente o Guia de marketing para pequenas e médias farmácias! 

imagem com link para baixar o guia de marketing para pequenas e médias farmácias

Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!

25

Error happened.
  • #ações outubro rosa
  • #campanhas para outubro rosa
  • #como aumentar as vendas no outubro rosa
  • #outubro rosa
  • #outubro rosa drogaria
  • #outubro rosa na farmácia
  • #vender mais outubro rosa
Imagem do usuário
Por:
Farmácias digitais
Simplificamos a conexão entre as pessoas e o cuidado com a saúde, revolucionando o setor farmacêutico.
Newsletter
Deixe seus dados e receba estratégias de ações promocionais para farmácias





    Afirmo e concordo que as informações preenchidas por mim neste formulário são verdadeiras, estou ciente que vou receber conteúdos do Farmácias digitais.

    Navegue por tópicos
      Tags:
      • #ações outubro rosa
      • #campanhas para outubro rosa
      • #como aumentar as vendas no outubro rosa
      • #outubro rosa
      • #outubro rosa drogaria
      • #outubro rosa na farmácia
      • #vender mais outubro rosa

      Post relacionados

      Atendimento digital de farmácia: como evoluir sem perder o contato humano
      Conhecimento farmacêutico

      Atendimento digital de farmácia: como evoluir sem perder o contato humano

      Por: Farmácias digitais
      04 ago 2025
      3 mins de leitura
      #Aumentar vendas farmácia
      #Como Vender Mais na Farmácia
      Automação do WhatsApp: o novo balcão digital para farmácias de todos os portes 
      Estratégia de vendas para farmácias

      Automação do WhatsApp: o novo balcão digital para farmácias de todos os portes 

      Por: Farmácias digitais
      01 ago 2025
      3 mins de leitura
      #Aumentar vendas farmácia
      #Gestão farmácias
      Prepare sua farmácia para vender mais no Dia dos Pais com estratégias simples
      Datas Especiais para Farmácias

      Prepare sua farmácia para vender mais no Dia dos Pais com estratégias simples

      Por: Farmácias digitais
      11 jul 2025
      3 mins de leitura
      #Aumentar vendas farmácia
      #Marketing Farmácias
      SEO para farmácias: como colocar sua loja online no topo do Google
      Conhecimento farmacêutico

      SEO para farmácias: como colocar sua loja online no topo do Google

      Por: Farmácias digitais
      24 jun 2025
      4 mins de leitura
      #Aumentar vendas farmácia
      #Gestão farmácias
      Como evitar rupturas no estoque da sua farmácia no inverno
      Conhecimento farmacêutico

      Como evitar rupturas no estoque da sua farmácia no inverno

      Por: Farmácias digitais
      18 jun 2025
      3 mins de leitura
      #Gestão farmácias
      Dia do Doador de Sangue: como engajar e fortalecer sua marca
      Datas Especiais para Farmácias

      Dia do Doador de Sangue: como engajar e fortalecer sua marca

      Por: Farmácias digitais
      03 jun 2025
      4 mins de leitura
      #Marketing Farmácias
      Icone Farmácias App
      Imagem quer impulsionar

      Quer impulsionar o crescimento da sua farmácia?

      Inscreva-se para receber novidades no seu e-mail!

      Receba conteúdos exclusivos da nossa newsletter.


        Simplificamos a conexão entre as pessoas e o cuidado com a saúde, revolucionando o setor farmacêutico.

        Empresa do Grupo:
        Blog
        • Vídeos
        • Materiais gratuitos
        Navegue por categorias
        • Conhecimento farmacêutico
        • Datas Especiais para Farmácias
        • Delivery de farmácia
        • Estratégias de Vendas para Lojas de Cosméticos
        • Gestão e Estratégia para Farmácias
        • Legislação Farmacêutica
        • Lista de medicamentos
        • Marketing e Vendas para Farmácias
        • Marketing e Vendas para Pet Shops
        • Marketing para Indústria Farmacêutica
        • Notícias
        • PBM
        • Sazonalidade farmacêutica
        • Tudo Sobre Farmácia e Drogaria
        2025 Farmácias digitais. Todos os direitos reservados.
        Feito por: